StarCraft [PC]

Há algumas semanas, tive a satisfação de reencontrar meu box original do Starcraft 1. Por curiosidade, fui ao site da Blizzard, inseri meu Serial Key Origianl e BANG! pude baixar a versão completa do jogo, atualizada pra meu Windows 7, com todos os patches incluídos e com direito à expansão “BroodWar”. QUE ALEGRIA! Jogar StarCraft 1 denovo me mandou como um foguete para minha adolescência nos anos 90. Como primeiro post aqui no blog,  é essa pequena satisfação que quero compartilhar com você.

O ano foi 1998.  Chegara à casa de um amigo e fui saudado calorosamente por um estrondoso “VOCÊ TEM QUE VER ISSO”. Nem perguntei o que do que se tratava, corremos pra sala do computador e lá estava, no monitor, uma ode ao gênero ficção científica. Um jogo que somava duas das minhas grandes paixões: o clima “sci-fi” do “space opera” ; e os jogos estratégia (gênero no qual fui doutrinado pela série “Shining Force” [Mega Drive] e “Warsong” [Mega Drive] – pretendo falar deles em outro post). A tarde foi curta para tamanha diversão e deleite com aquele visual deslumbrante, os personagens e cenários em 3D pré-renderizando super detalhados. A Blizzard (produtora do jogo) deixava claro que tinha crescido – e eu me sentia, cada vez mais, como uma criança enquanto jogava.

Estava decido: Esse seria um jogo de PC que eu compraria origial (no inicio dos anos 90, você sempre dependia de um amigo de um amigo que era cheio de jogos. Ao final dos anos 90, apesar de já existirem jogos de PC em lojas, muita gente ainda copiava dos amigos dos amigos). Melhor do que conhecer esse jogo na tarde anterior, foi quando me dirigi até uma loja de informática aqui da minha cidade: dinheiro no bolso, passos apressados e firmes…eu ia comprar o MEU Starcraft ORIGINAL. O jogo custou uma bagatela, mesmo pra época. Minha versão, distribuída nacionalmente pela TEC TOY, me custou pouco mais de R$ 30,00. Isso mesmo! Um jogo novo, excelente e por R$ 30,00 – graças à excelente ação de distribuição da TECTOY , ou desespero do meu revendedor local uma vez que RTS não era  muito popular por aqui na época.

Corri para casa, tirei aquela caixa de papelão ENORME de sacola. Nossa! como era diferente: os detalhes do acabamento; a qualidade do material da embalagem; o manual gigante que era praticamente um livro de narrativas geek sobre os contexto histórico do jogo e os personagens. Espere aí, não acredite só porque eu estou escrevendo. Veja esse preview do pack que fiz recentemente para o Portal Xbox BR:

Ainda não chegamos no jogo , né? É pra já. Como disse, Starcraft é um jogão de estratégia em tempo real. Seu tema espacial passado no ano de 2499 foi o que, facilmente, o diferenciou dos demais jogos de estratégia da época – geralmente situados em um contexto medieval ou guerra contemporânea. Logo no menu, vc já tinha um panorama modernoso e misterioso do jogo, quase como a sensação de assistir ao filme “Alien – O oitavo passageiro” (mas nos anos 80 😀 ).

Impressionante, não? Era tudo animado e tinha uma trilha sonora hipnótica.

Você podia escolher entre três raças, cada uma com estruturas e unidades completamente distintas, equilibradas e, cada qual, com um visual mais impressionante que o outro:

Terrans: Os humanos malzões banidos do planeta Terra. Descendentes de criminosos e dissidentes políticos e sentenciados a colonizar os confins da galáxia. Os Terrans encontram se no meio de uma guerra entre os Protoss e os Zerg, e tem lutado para sobreviver no meio desta guerra enquanto lidam também com guerras civis.

Zergs: Uma raça  insectóide. São separados em númerosas ninhadas. Cada ninhada serve a um propósito específico e é controlada por um Cerebrate. Esse é fisicamente incapaz de desobedecer o Overmind – lider do Enxame que possui controle sobre todos os Zergs.

Protoss: São tecnologicamente avançados, se utilizam de artefatos cibernéticos em batalha e são mestres na poderosa tecnologia psiônica. São os oponentes primários dos Zergs. Os Protoss são altamente religiosos e seguem um severo código conhecido como Khala e, por causa dele, também sofrem com uma guerra civil.

Essa narrativa rica que misturava a história das três raças como enrredo do jogo, vinha acompanhada de um visual em perspectiva isométrica, super colorida e igualmente detalhada, como vc pode ver nesse screenshot de gameplay abaixo:


Como se vê pelas figuras, o jogo é baseado no controle de recursos naturais e unidades. Um conceito importado de outro sucesso da mesma empresa: a série Warcraft. as campanhas são desafiadoras e o jogo traz um editor de missões. Além disso, ele já contava com um modo multiplayer que permitia disputas entre amigos nos mapas do jogo, ou criados pelos jogadores.

Starcraft é um jogo feito com carinho. Gráfico bons, músicas excelentes e a jogabilidade (pra quem gosta de RTS) praticamente revive os conceitos definidores do gênero encontrados em Warcraft e copiados em tantos outros – até mesmo no moderno Halo Wars para Xbox 360 que, de certa forma, lembra bastante a série Starcraft.

Não quero entrar em mais detalhes sobre a jogatina uma vez que esse é um Post sobre Nostalgia (e não um Review). Mas se posso te recomendar um jogo antigo pra PC e insistir que experimente, esse é o título. Jogar esse título hoje em dia, ao final de uma campanha vitoriosa, traz uma senssação de satisfação maior que outrora, ora pelo sensação de missão cumprida, ora por aquela gostosa nostalgia.

Publicado em fevereiro 5, 2012, em Nostalgia. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Cara eu conheci StarCraft pelo Nintendo 64 (!), tenho o cartucho até hj, e gostei tanto do game que comprei numa loja a versão de relançamento pra PC. Gostei muito do seu Post, deu vontade de voltar a jogar.

    • Wren, essa versão do N64 eu apena soube que existia, nunca vi funcionando de fato. É uma conversão boa? o primeiro RTS que joguei em consoles (e gostei muito dos controles) foi Halo Wars, nesta geração.

  2. Tem graficos bastante “humildes” comparado a versão para PC. Fica um pouco mais dificil selecionar as unidades pois o cursor é movido pela alavanca do controle do N64.

Deixe um comentário

